5 Maneiras de como identificar um narcisista "cristão" | Kátia Pereira

cincomaneirasdeidentificarumnarcisistacomosaberueapessoaénarcisistadescobriroqueénarcisismooqueéumnarcisistanarcisistacristãojoioblogdeestudosblogevangelicoblogueiracristablogevangelico


   

    Antes de mais nada é muito importante salientar que o narcisismo é um transtorno de personalidade, um transtorno que precisa de tratamento para que o indivíduo diagnosticado passe por um tratamento onde ele poderá compreender melhor a si mesmo, e melhorar em seus relacionamentos interpessoais. 

    Esse estudo de 5 maneiras de identificar um Narcisista "cristão" é destinado a ajudar pessoas de como conviver e lidar com pessoas com esse problema patológico, coloquei o termo cristão porque infelizmente há muitas pessoas que tem esse transtorno, não se tratam e ainda vivem debaixo de títulos como este apenas para esconder sua verdadeira face. O que é muito comum em narcisistas. Não estou dizendo que todos os cristãos são narcisistas, cristão é aquele nasce de novo em Cristo Jesus e permite ser transformado, ter um caráter transformado a medida em que ele se aproxima do Cristo de Deus, que é a fonte de bondade, piedade, é o oposto do orgulho, da ganância, da falta de amor, Cristo é o oposto do mal, por isso todo homem, qualquer homem, que se aproxima de Cristo, e reconhece que seu caráter é falho e é miserável, será inegavelmente transformado. 

Mas vamos às 5  Maneiras de Identificar um Narcisista "Cristão". 

TRAÇO 1#: A primeira delas é a necessidade de sempre ser o centro das atenções (EGOCENTRISMO) 

   Esse traço é muito comum em um narcisista não tratado, ele tem a necessidade gritante de sempre ser a pessoa do momento, levando isso para dentro do âmbito eclesiástico ele precisa ter um cargo que lhe dê destaque e poder. Infelizmente eles almejam cargos na diretoria da igreja, em cargos pastorais por exemplo, porque eles também precisam ter poder sobre pessoas, porque são manipuladores e necessitam exercer isso, de forma constante e deliberada para saciar, alimentar seu ego, seu "poder".

Em resumo, tudo o que ele faz é voltado para seu próprio ego. 

   Certa vez estava intrigada como uma pessoa com traços narcisistas (que conheço) pregava, orava em línguas, era usado em revelações (faz parte de um dom), mas era um péssimo esposo, péssimo pai, mentia sempre, trapaceava, era extremamente fingido, e ainda estava em uma posição que não deveria estar (porque estava prejudicando vidas, famílias ) eu estava apenas pensando sobre tudo isso, quando minha filha de 4 anos chegou em mim na mesma hora e disse: "mamãe, Jesus sabe quem são suas ovelhas". Depois desse dia, passei a olhar para esta pessoa com outro olhar, oro para que essa pessoa alcance a salvação em Jesus, porque jamais devemos desejar o mal, ainda que essa pessoa prejudique nossas vidas. 

TRAÇO 2#: São pessoas muito orgulhosas

   O orgulho segundo o dicionário Oxford Languagens é: sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra". Isso tem algo demais? Não! O problema do orgulho é quando sobrepomos esse sentimento acima do valor do nosso próximo e quando não sentimos empatia sobre o valor do nosso próximo. O narcisista tem esse sentimento em um grau extremamente exagerado, onde ele se sente maior e melhor que todos a sua volta. Praticamente não sente empatia, o que só prejudica suas relações interpessoais. Não costuma pedir perdão, não se retrata, não se humilha, não perdoa facilmente uma ofensa, é vingativo. É por isso que muitas pessoas tem dificuldades de na igreja lidar com pessoas assim, já que o Cristianismo prega que devemos ser humildes de espírito, quebrantados, e dispostos a pedir perdão e a perdoar. Não estou dizendo que é fácil perdoar, mas eles não cogitam essa possibilidade tão facilmente.

TRAÇO 3# São extremamente invejosos.  

   A inveja é o desejo de ser ou ter aquilo que é de outro. Para maiorias das pessoas que têm inveja ou se deixa dominar por esse sentimento, não é algo tão extremo quanto o narcisista, porque esse sentimento é algo que já faz parte do transtorno de personalidade em si, tornando o domínio ainda mais difícil. Para as pessoas que não tem essa doença, começam plantando, e nutrindo esse sentimento que vai crescendo cada vez mais, mas pode ser mais facilmente cortado, já que não seja trata de um transtorno. O narcisista entende que é uma maneira de injustiça para com ele, e que ele tem direito de ter e ser, e obter o que é do outro, ainda que isso prejudique pessoas, por exemplo. De qualquer forma esse sentimento pode destruir famílias e projetos, por isso sempre devemos ter cuidado com pessoas que nutrem esse sentimento, e com narcisistas ainda mais. Conselho: não conte seus projetos, sonhos ou objetivos a qualquer um. 

TRAÇO 4# São sempre as vítimas

   Há muitas injustiças neste mundo em que vivemos, e que vez ou outra somos injustiçados e nos tornamos vítimas de pessoas ou de situações. E que por nos sentimos injustiçados, é natural assumirmos o papel de vítima naquele momento de dor. Só que não é natural sermos vítimas para sempre, porque devemos confiar na justiça de Deus que nunca falha. O narcisista como sempre é muito extremo, esse talvez seja o maior sinal que podemos detectar para identificar um, porque os demais são mais facilmente mascarados. Por exemplo em seu relacionamento conjugal, ele sempre é a vítima mesmo que ele mesmo tenha criado o problema. Ainda que assuma a culpa em partes, usa de manipulação para culpar o seu cônjuge pelo mal ato que cometeu, tirando a responsabilidade e mais uma vez evidenciando sua falta de empatia. 

TRAÇO 5#: São mentirosos, e não sentem culpa por mentir. 

   Como todos nós já sabemos, a mentira com certeza é algo que prejudica não só nosso relacionamento com pessoas, mas também nosso relacionamento com Deus, nossa comunhão com o Espírito, porque é impossível sermos mentirosos, e termos uma vida plena no Espírito.  O narcisista "cristão" por muitas vezes pode confundir intimidade com o Espírito, com dons espirituais. Ele pode confundir santidade com costumes, e ficar por isso mesmo. Santidade é ter um caráter renovado, e alguém que tem um caráter renovado não tem o hábito de mentir deliberadamente, sem culpa, sem remorso nenhum, sem frutos dignos de arrependimento que mudam nosso ser e nos faz ser pessoas novas em Jesus. 

A Bíblia diz que o mentiroso não herdará o reino! 

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 

1 Coríntios 6:9,10

Em suma, devemos proteger nossa saúde mental de pessoas que muitas vezes têm aparência de bondade, porque narcisistas, costumam enganar muito bem a maioria das pessoas, somente pessoas que convivem com pessoas com esse transtorno pode testemunhar como é difícil! Por isso fique bem atento as dicas acima! São apenas alguns traços, fuja de pessoas com comportamento assim. 

Todo narcisista que busca ajuda em Cristo e procura tratamento, com certeza agradará ao Senhor! Qualquer pessoa pode ser salva! Ele veio para todos aqueles que verdadeiramente vivem como cristão! 


Me siga no instagram: @katiapereiraa 

Se inscreva no meu canal no Youtube @katiapereiraa


Post a Comment

Pergunte, critique, elogie (honras e glórias a Deus). Deus lhe abençoe!

Postagem Anterior Próxima Postagem