Festa junina “São João” é pecado comemorar?




Primeiro vamos entender de uma forma bem resumida como começou essa festa.

Quem é São João?

João Batista, João nasceu no dia 24 de junho "seis meses" antes de Jesus Cristo, assim o papado passou a dar reconhecimento a esta data como forma de “prestigiar” João Batista. (nesta mesma data A.C já eram comemoradas festas com fogueiras, vamos ler mais...)

De onde começaram as famosas fogueiras de São João?

Na Inglaterra, antes da entrada do cristianismo o 24 de junho era comemorado em honra ao deus Baal. Depois da entrada do cristianismo neste mesmo país ainda continuaram a usar as fogueiras, mas agora em honra a São João, “as fogueiras de São João”
Ainda hoje no dia 24 de junho essas mesmas fogueiras são usadas na Alemanha, Escandinávia e na Finlândia como encantamento mágico afim de obter mais fertilidade para com os animais.

Os evangélicos podem comemorar esta festa pagã?

Como lemos acima, é uma festa religiosa que sofreu alterações para chegar a ser nomeada como “São João” antes de ser festas juninas essas festas eram dedicadas a deuses pagãos, hoje apenas tem um nome bonitinho por cima. E mesmo se fosse dedicada a João Batista não poderíamos comemora-la, o único digno de honra é Jesus Cristo.

  • Devemos nos distinguir deste século mau, pois para isto Jesus nos chamou (1 Pe. 2.9). Não somos deste mundo (João 15.19).


  • O Espírito da verdade habita no crente (João 14.17). Por esta razão, o mundo odeia o crente (João 15.18; 1 João 3.13).


  • É necessário que nosso testemunho seja completo (2 Coríntios 5.17; Gálatas 6.15-17).


  • Quando, para não sermos antipáticos, participamos e nos harmonizamos com o mundo como sistema de iniquidade, estamos sendo cúmplices do mal, sendo pedra de tropeço para a ação de Deus a favor do próprio mundo (Ezequiel 3.17-18).



Estudo feito por: Kátia Nunes, cristã, evangélica protestante. 
Evangelico.blogspot.com.br

Cursos 24 Horas


28 Comentários

Pergunte, critique, elogie (honras e glórias a Deus). Deus lhe abençoe!

  1. Muito bom o seu blog abençoado e edificante. A festa de São João é sim uma festa pagã. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por seu comentário Nal Pontes :), realmente temos que trazer a verdade para o povo ver e obedece quem quer! Seus blogs são lindos viu, já estou seguindo lá.Bjus

    ResponderExcluir
  3. muito boa a postagem, gostei da forma de abordar o tema. eu também tenho um blog, se quiser pode passar por lá. http://juventudeefuturo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por seu comentário Emerson Maia, já estou seguindo o seu blog, Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Só uma pequena reflexão quanto ao final do seu texto...

    Comemorar a festa de João Batista é pecado porquê o único digno de honra é Nosso Senhor Jesus Cristo. Então, comemorar o aniversário da mãe é pecado, comemorar o aniversário de um irmão ou de um filho também é pecado.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, veja só, você leu todo o texto e riscou todo ele, toda a simbologia que envolve esta festa pagã para fazer um comentário infeliz sobre apenas o final do mesmo. Denota apenas uma coisa para o sr. tanto faz a Igreja Católica ter cristianizado algo pagão que era oferecido a Baal para tornar algo "cristão", o que importa é a festa não é mesmo? Leia a Bíblia, porque pelo o que percebo com tão poucas palavras, o sr. é apenas mais católico que precisa ler mais. No mais, a Bíblia não me manda comemorar a data se quer de Jesus, aina mais de João Batista.
    Paz!

    ResponderExcluir
  7. Sou evangélica! porém não vejo esse festa como pecado, pois o próprio Jesus participava de festas pagãs.Acredito que o pecado está nas ações do ser humano em querer julgar o próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde diz na Bíblia que Jesus participou de festas pagãs? A única festa que ele participou foi em um casamento, e não festa pagã.
      Deus abençoe!

      Excluir
    2. Que dizer que Jesus vivieu aqui na terra 33 anos e só foi ao um casamento?!Filha estude os escritos antigos da igreja primitiva,nem tudo que aconteceu está na bília.Vou dar um exemplo, todos que viveram naquela época eståo na bíblia?Não.Vc existe,vc está na bíblia?!Não.
      Os evangélicos deveriam parar com essa "Mania" de que sabem tudo, porque sabem de có um versículo ou a toda a bíblia decorada.Estude Igreja do Século I,aquela que tava bem pertinho da época de Jesus,dos Apostolo e veja quais eram os costumes,busque a reais respostas de fontes histórica. e não de vonte que vomitaram essas besteiras.Deixa eu te falar mais uma coisa,essa bíblia que vc deve carrega debaixo do braço,foram os bispos da Igreja Católica que catalogaram,foram 50 anos de guerra entre bispos e filosofos para serem catalógados quais os livros fariam parte do novo testamento.Crente não pode festejar São João,mas pode comer o banquete da festa como uma beleza,nesse dia vcs deveriam ficar em Jejum.
      Kkkkkkkk

      Excluir
    3. Olá mais uma vez,
      "Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: NÃO ULTRAPASSEIS O QUE ESTÁ ESCRITO; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro".

      Paz!

      Excluir
    4. A paz de Jesus Katia, muito bem. Sábias palavras!

      Excluir
    5. Amém minha irmã! Deus a abençoe! :) Volte sempre!

      Excluir
  8. Se eu fazer uma pequena fogueira em qualquer dia do ano só para aça um pequeno pedaço de carne ou um Minho é pecado? E como era que os povos do antigo testamento fazia para se aquecer e se alimentar se naquele tempo não existia gás, ou cada vez que fazia uma fogueira era para comemorar , nascimentos, ou Deuses?

    ResponderExcluir
  9. Se eu fazer uma pequena fogueira em qualquer dia do ano só para aça um pequeno pedaço de carne ou um Minho é pecado? E como era que os povos do antigo testamento fazia para se aquecer e se alimentar se naquele tempo não existia gás, ou cada vez que fazia uma fogueira era para comemorar , nascimentos, ou Deuses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pecado não está na fogueira, e sim na intenção. A paz do Senhor.

      Excluir
  10. Isso é verdade a palavra diz somente para aceitar a Jesus como Senhor de nossas vidas Leia 1corintias cap10 do ver 14 em diante êxodo cap 20 do Ver 1 ao 4 devemos conhecer a verdade

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Kátia muito Boa explicação.

    ResponderExcluir
  12. Vcs protestantes não tem história para contar, não conhecem o cristianismo. E parem de falar que só vcs e crente, pq crente é quem crê em algo.sou catolica graças a Deus, e catolico não adora imagem. Vcs tem inveja, são preconceituosos e julgadores. Vcs odeiam a própria mãe que deu a luz a Jesus, se no testamento manda honrar pai e mãe. Vcs nasceram de chocadeira né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi?
      Sim, crente é todo aquele que crê, até o diabo é crente, mas isso não confere salvação, é obediência a Palavra também. A história é para todos, e faço parte da História sim, pois sigo a Jesus. Você não pode pluralizar quanto ao "preconceituosos e julgadores" se seu amigo (por exemplo) mente, rouba, e é católico, todos os católicos são ladrões e mentirosos? Você julga muito mal, pois não procura conhecer as pessoas, independente de religião. E Maria nunca requereu nada para si, nem o título de mãe (foi a Igreja católica quem outorgou este título a ela) e não a Bíblia, ela era uma mulher humilde e virtuosa, mãe terrestre de Jesus e só, e o que passar disso deve ter comprovação bíblica.
      A paz!

      Excluir
  13. Se igreja protestante fosse certa não existiria várias, uma contra a outra. Que no final ninguém sabe de nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma igreja é "certa" até por que uma igreja é formada por pessoas, pecadores (remidos) mas pecadores. A única Verdade é a Palavra, o próprio Jesus, se você tiver uma vida de oração e dedicação sincera a Deus e a sua vontade, o Espírito Santo lhe falará o que convém e o que não convém.
      A paz!

      Excluir
  14. Gostei do seu blog Kátia Pereira é bom as vezes a gente comemorar algum que não sabe nem o que é e uma simples resposta pra esse unknown quem morreu por nós pelos nossos pecados foi o filho não foi a mãe não Jesus que morreu por nós .... Agradeço a minha oportunidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Carlos! Obrigada pelo seu comentário irmão! Deus te abençoe! :)

      Excluir
  15. a paz do SENHOR JESUS CRISTO MINHA irma! obrigado pelo esclarecimento na sua materia,muito edificante,somatorio para derrubar muitas ' DESCULPAS DE CRISTAOS". DEUS a abencoe.

    ResponderExcluir
  16. Olá... Gostei da pesquisa .. Sou cristão também .. Mas assim .. Partindo do ponto, que as festas juninas não devem ser comemoradas por cristaos por se dedicar de uma festa pagã .. O natal também não deveria ser comemorado ... Já que deriva de outrafesta pagã ... Ao deus mitológico egípicio horus ... E nem a páscoa com chocolate .. Por se derivar de algo pagão também .. Sabe sem querer criar contenta de palavras ... Mas acho que é do coração de cada um .. Eu por exemplo gosto de fazer a fogueira e comer de tudo nessa época ... E até o presente momento ... Estou de consciência limpa ... Espero não ter ofendido ninguém passar bem ...��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, tudo bem? A páscoa com chocolate, a festa junina, o natal, todas (com exceção da pascoa bíblica) são festas criadas com princípios pagãos, também não quero lhe ofender, mas a sua consciência deveria doer sim, quanto a festa junina meu amado irmão, o problema não está no milho e derivados, e sim na fogueira pois simbologicamente representa algo pagão. Pense bem! Deus o abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

Pergunte, critique, elogie (honras e glórias a Deus). Deus lhe abençoe!

Postagem Anterior Próxima Postagem