5 mitos sobre a submissão ao marido

5MITOSSOBRESUMISSÃOAOMARIDOMULHERTEMQUESERSUBMISSASUMISSÃOMACHISMOOQUEABÍBLIADIZSOBRESUMISSÃO

 

A Bíblia é muito clara em afirmar que as esposas sejam submissas ao seus maridos:

Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo.
As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor,
pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela,
para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja - porque somos membros de seu corpo. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne {Gn 2,24}.Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja. Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido.

Efésios 5:21-33

    Século 21, estamos vivenciando o auge do feminismo, onde afirmar que você faz comida, lava, passa, e ainda acata muitos "nãos" do seu esposo mesmo quando seu coração grita que sim, é um absurdo diante desta sociedade que não conhece o plano de Deus para a a família. Isso exige muita sabedoria pra compreender a profundidade e complexidade de um mandamento que não é simples, não é fácil mas não é torna pesado ("E os seus mandamentos não são pesados" João 5.3-4) quando entendemos que ao faze-lo iremos promover a paz de Cristo e as bênçãos dele sobre nosso lar.

    É isso que o feminismo ainda não entendeu, e é isso que a mulher tola ainda não entende. Ser submissa ao marido, tem muito mais haver com a plena compreensão desse princípio.
    O Senhor Jesus constituiu o homem como cabeça do lar, assim como ele, o Senhor é da igreja, e constituiu a mulher como a coluna da relação entre o casal, significando que ela é quem deve ter a sabedoria de conduzir seu marido a tomar as melhores decisões para o bem de todos, não somente seu. 

    A problemática em questão é que muitos homens, ou melhor dizendo, meninos que se casam, não compreendem seu papel dentro do casamento, que é de sacerdote, onde ele é quem tem a obrigação diante de Deus de conduzir sua família a servir ao Senhor. E mais, esses meninos ainda não compreenderam outro mandamento de honrar e respeitar suas esposas. A Palavra nos diz o seguinte: 

"Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações".

1 Pedro 3.7

   Então há muitos homens (meninos) "crentes" que procuram uma mulher virtuosa, mas que não compreende também que ao honrá-la eles estão fazendo isso como ao Senhor também. As mulheres desta sociedade onde agora elas podem providenciar seu próprio sustento, podem estudar, e ir em busca dos seus sonhos, estão mais exigentes também. Homem do século 21, se você quer uma mulher submissa, mas você não consegue se quer honrá-la, respeita-la, você vai perdê-la. 

Mas sem mais delongas, vamos aos 5 Mitos sobre Submissão ao Marido 


 
5 Mitos Sobre submissão ao Marido

1. Mito #1 A Mulher Submissa Diz Sim pra Tudo  
2. Mito #2 Que devemos obedecer mesmo se a Bíblia condenar alguma prática
3. Mito #3 Que a mulher é inferior ao homem
4. Mito #4 Que devemos tolerar tudo
5. Mito #5 Que não podemos falar nem impor o que pensamos (segundo a Bíblia)


Mito #1 A Mulher Submissa Diz Sim pra Tudo  

   Se você tem alguns bons anos no evangelho, com certeza você já percebeu a ideia que a mulher cristã evangélica, deve em tudo ser submissa. E também já notou que muitas mulheres tem receio ou até medo de dizer não ao seus esposos, acreditando que estão ferindo a um mandamento bíblico. Isso acontece devido a falta de conhecimento da Palavra, onde muitas mulheres se submetem, muitas vezes mesmo quando a própria Palavra diz para não fazer.
   Com muita sabedoria, podemos dizer não com certeza aos nossos esposos, quando os mesmos vão de encontro com a Bíblia, até porque primeiro se obedece a Deus, depois aos homens (Atos 5:29), mas nós devemos agir com muita cautela para não gerar atrito ou contenda, dizer não com sabedoria e mansidão, sermos firmes e confiantes, e orando a Deus para que o Espírito Santo nos auxilie nessas situações. 


Mito #2 Que devemos obedecer mesmo se a Bíblia condenar tal prática

    Safira e Ananias é um bom exemplo disso, em resumo, pra quem não conhece a história Ananias mentiu, e logo em seguida sua esposa mentiu também (Atos 5) e ambos morreram imediatamente em decorrência da mentira. 
    Muitas mulheres se sentem tão oprimidas pelos seus esposos (que ou não são crentes, ou são joio, o que é bem pior) que muitas vezes acabam seguindo seus passos ou por medo, ou por acreditaram que devem ser submissas aos mesmos, mesmo tendo que mentir, por exemplo. A Palavra de Deus é clara quanto a isso, mentir é pecado, e quem mente é filho do diabo. Por tanto, nós mulheres salvas no Senhor, não podemos em hipótese nenhuma nos submeter a situações onde tenhamos que mentir, ou fazer qualquer coisa porque: "primeiro ela tem que ser submissa", mas sim: primeiro ela tem que ser obediente a Deus e a sua Palavra! 




Mito #3 Que a mulher é inferior ao homem

   Machismo, não poderia começar de outra forma esse ponto. Quando Deus cria Eva (Eva = Vida) da costela de Adão, o intuito ali não é inferiorizar a mulher, mas sim demonstrar o plano perfeito de Deus para o relacionamento entre homem e mulher, onde o homem tem a liderança e a mulher a missão de auxiliá-lo em tudo que estiver dentro do propósito de Deus para eles. 

   A mesma palavra auxiliador/ajudador também é usado para designar o próprio Deus (ler Salmos 10:14, 27:9, 54:4). A mulher foi criada para juntamente com seu esposo estarem em uma missão que irão glorificar a Deus. O Apóstolo Pedro afirma que a mulher deve se submeter ao seu marido (1 Pedro 3:1-7), mas isso dentro de tudo o que expomos aqui, de acordo com a Palavra. Observe a Trindade, Pai, superior ao Filho, que é superior ao Espírito Santo, onde a uma submissão do Filho ao Pai, e do Espírito ao Filho, no entanto, em momento algum há um verso se quer que diga que eles sejam inferiores uns aos outros, até porque eles são um, assim como esposa e esposo são um. O problema é que foi aceito por séculos nas igrejas que a mulher é um ser inferior, onde a mulher se submetia a maridos violentos, e mesmo assim eram incentivadas a continuarem, mesmo se isso lhe custa-se a vida. 

Nós somos joia rara, preciosas, valiosas pra Jesus e nosso valor está nele, e no que Sua Palavra diz a nosso respeito! 


4. Mito #4 Que devemos tolerar tudo

Não é meu propósito neste parágrafo incentivar o divórcio, no entanto, a igreja evangélica brasileira por anos e anos aceitou a ideia de que a mulher deve tolerar tudo em prol dos filhos, da família, nós fomos condicionadas a acreditar que independente do que o esposo venha fazer conosco, devemos continuar na relação. Há casos e casos, perdoar uma traição é tolerável? Pra algumas mulheres isso é tolerável. Perdoar a falta de comunicação, falta de compatibilidade, falta de carinho, grosserias, etc... são coisas que para muitas mulheres dá pra levar (pelos filhos, pela família), porque tudo isso pode ser mudado pelo poder da oração transformadora, onde nenhuma oração feita por uma mulher crente em prol do seu esposo não crente, ou até crente, é jogada no lixo por Deus, até por que no céu não há lixão (Deus colhe todas as nossas orações) Outra coisa, se essa mulher decidir orar e o Senhor decidir que vai fazer, não há mal caráter que resista. 
   No entanto, a falta de respeito, diversas traições, violência, risco a vida, eu Kátia Pereira, aconselho a se afastar. As vezes o sentimento de perda pode mudar um homem, as vezes se afastar vai te dar uma visão sobre a situação nunca antes observada, e ali haverá espaço para tomar a melhor decisão. É sobre isso, e em suma, não devemos tolerar tudo. 


5. Mito #5 Que não podemos falar nem impor o que pensamos (segundo a Bíblia)

   Tudo é uma questão de sabedoria, porque é como sempre digo: "Tudo o que é bem pensado, é bem dito" (-Kátia Pereira). Criou-se uma ideia ao longo dos tempos em que a mulher não poderia ter voz, isso dentro de casa e ou dentro do ministério, que ser submissa era ser uma pessoa sem voz. O problema é que a mulher nasceu para auxiliar o homem, e isso significa também confrontá-lo. Eu já fui uma mulher que falava o que pensava sem pensar no que estava falando, muitas vezes falei sem sabedoria ao meu esposo, mesmo quando eu só queria que ele olha-se para o que a Palavra dizia a respeito. Perdi muitas lutas assim, e em resultado disso ele criou uma pré concepção que tudo o que saia da minha boca era para menosprezar e deprimi-lo. Certa vez em sonho o Senhor falou pra mim: "Ele só vai te ouvir quando você orar". Demorei anos pra aceitar isso porque na minha mente, eu estava usando a Palavra. Ao longo do tempo fui aprendendo a expor o que penso e aconselhar meu esposo dentro da Palavra mas, agora com sabedoria. 

O que faço:

1.Antes de falar com ele, em oração peço sabedoria em minhas palavras. 
2. Há assuntos que jejuo de 1 a 3 dias para falar com ele, assim como Ester fez ao ir ao encontro do rei, seu esposo. 
3. Eu espero o momento certo, um dia em que há tranquilidade e paz (um dia em que ele esteja descansado, sossegado, e com a barriga cheia de uma bela janta rs)

Aprendi também que nem tudo devo expor a ele, mesmo quando tenho total razão, por exemplo, alguma coisa que ele fez ou costuma fazer que me deixa mal. Há coisas que somente o Espírito Santo sabe dizer, sabe fazer e melhor sabe convencer. 

Em resumo, nós temos o direito de falar o que acreditamos ser o certo aos nossos esposos, mas não temos o direito de dizer sem sabedoria. 

Conclusão 

Nós mulheres cristãs quando bem posicionadas espiritualmente, buscando em Deus graça e sabedoria poderemos lidar com qualquer situação, porque o próprio Espírito Santo é nosso auxílio e força, por isso é de suma importância que tenhamos comunhão com o Espírito de Deus para que assim Ele possa se comunicar conosco de forma mais íntima e assim termos vitória em nosso relacionamento com nosso esposo

Esse conteúdo pode ser encontrado também no meu canal no Youtube: 

Acesse meu instagram e veja dicas de como lidar com seu esposo


Gostou do Conteúdo? Compartilha em seu Facebook e abençoe outras mulheres <3

Estudo Feito por Kátia Pereira, esposa e mãe, cristã protestante, formada em Marketing Digital, fundadora do Blog Evangélico. 

Post a Comment

Pergunte, critique, elogie (honras e glórias a Deus). Deus lhe abençoe!

Postagem Anterior Próxima Postagem