Muitas mulheres tem sofrido bastante neste aspecto, suas
lutas muitas vezes têm sido diárias. Existem homens que são os chamados “homens
com personalidade forte”(que nós designamos como ignorantes, homens que não foram ensinados a como tratar uma mulher) trata-se de uma pessoa
que não tem controle sobre determinadas emoções, e isso, por muitas vezes acaba gerando
situações constrangedoras.
Normalmente homens assim são tem como principal característica em sua personalidade os chamados coléricos, de acordo com o site Rock Content homens assim tendem a ser:
Uma pessoa com temperamento colérico costuma ser líder naturalmente. Ela é criativa, mas tende a ser impaciente e intolerante e ter uma visão mais egoísta. Seu maior desafio é conseguir entender outras perspectivas além da sua e aceitar diferentes possibilidades de caminho.
A esposa cristã, que casou com um homem assim, sabendo de tal característica deve ter consciência de que ela nunca irá
mudar o seu esposo, isso mesmo, nunca! Só através da oração você terá vitórias! A personalidade forte do seu esposo também está interligada com os
frutos da carne que estão descritos em Gálatas 5:20, onde você deve ir em oração para que o Espírito Santo o transforme, em alguns casos, é necessário primeiro orar pela conversão, em outros, quando o conjugue já diz professar da fé em Jesus, continuar orando ao Senhor para que o mesmo complete sua obra nele. Mas isso não é motivo para você, mulher cristã, julgá-lo, porque todos nós temos nossos defeitos em nossos temperamentos, eu por exemplo sou sanguínea, meus piores defeitos são: costumo me atrasar (meu esposo odeia isso, graças a Deus ele é muito paciente), costumava explodir de raiva (mágoa acumulada). Há coisas em nossas vidas em que somente através da oração nós começaremos a ter a consciência de como isso prejudica nossas vidas, minha família inteira tem esses mesmos defeitos, somente eu, e meu irmão (que hoje é pastor) temos mais domínio sobre essas coisas. Mas como sanguínea tenho muitas qualidades, sou muito alegre, gosto de rir, sou extremamente positiva, no âmbito sexual, sou a parte mais acessa (risos). O que quero que você entenda é que seu esposo pode sim, ser muito ignorante, mas normalmente homens coléricos são do tipo que fazem tudo pela família. Procure observar mais as qualidades, e não só observar, mais elogiá-lo com mais frequência sempre que ele demonstrar uma qualidade vertente da sua personalidade.
Se seu esposo se diz cristão, e até venha estar
assumindo um cargo eclesiástico, a única Pessoa que têm capacidades e técnicas infalíveis
de transformar seu esposo é o Senhor Jesus, através do Espirito Santo.
Mas o que fazer? Como lidar com a ignorância do meu esposo?
Fiz uma postagem sobre frutos dentro do casamento (Casamento Saudável através dos frutos do Espírito Santo)
fala especialmente com a esposa cristã, de como ela deve estar buscar por frutos do
Espírito para estar gerando a benção para dentro do seu lar. Vamos a pergunta,
o que fazer? A Bíblia nos direciona a orar por tudo, e não é diferente para com
os nossos relacionamentos, ainda mais quando se trata do matrimônio. Na oração
Deus trabalha, você mulher cristã, deve obter e/ou manter uma vida de oração e
jejum. Como esclareci, quem trabalha no caráter é Deus, através do seu Espírito
Santo, se você quer ver seu esposo transformado, ore para Deus estar fazendo e
trazendo situações para que ele venha mudar. Isso super funciona! Homens costumam ser muito orgulhosos, quando eles decidem que vão ser assim, tem que ser do jeito deles, na hora deles, e isso sem olhar para nossas necessidades ou dificuldades. Ore para que Deus crie situações em que ele seja obrigado a mudar suas atitudes, eu oro o tempo todo assim, acredite! Quando tenho apoio bíblico e ele ainda resiste, peço para Deus "dar um jeito na situação", isso funciona demais! Agora entenda uma coisa, ore para Deus transformar você, isso mesmo, você está aqui buscando a transformação do seu esposo ignorante, a Bíblia diz que é pelo nosso proceder que o esposo é santificado, não pelo muito falar, em? Leia 1 Coríntios 7.14. Agora vamos aos frutos que você vai orar para o senhor transformar você e seu esposo:
- Mansidão;
- Bondade;
- Paciência;
- Domínio próprio;
- E principalmente amor.
Considero que estes frutos se você os buscar de todo o
coração, e procurar aprimorá-los diariamente, lidar com seu esposo, com sua
autoridade e orgulho será progressivamente mais fácil e menos doloroso. Por que se tiver dois impacientes,
ou dois orgulhosos dentro de um casamento, como pode o casamento fluir para algo
benevolente? Seu esposo ignorando pode mudar através da ação do Espírito Santo, e através do seu comportamento! Isso não significa aceitar tudo viu? Mas sim, em muitas ocasiões abrir mão da razão, de falar algo, de fazer algo por ele.
Segue algumas dicas:
- Calar-se quando você estiver com os nervos a flor da pele, no momento certo com calma, (se preciso for jejue antes) fale o que te incomoda, com muita misericórdia e amor (seja firme, não chore, ou se vitimize)
- Seja submissa. Não é fácil você ler isso, quando pensa em seu esposo ignorante, acredito, mas você estará fazendo isso de hoje em diante “como ao Senhor” (Colossenses 3:23).
- Procure fazer o bem a ele, qual a linguagem de amor do seu esposo? Sabendo disso é hora de agir! Não pense no que ele é, pense com fé (Hebreus 11.1) acreditando que Deus irá transforma-lo em um homem melhor, não perfeito, porém melhor.
- Se disponha a ajuda-lo sempre que possível.
- Tente de alguma forma, aliviar o estresse dele. Isso é muito pessoal, tem mulheres que usam o sexo para fazer isso, cientificamente, o sexo acalma sim, mas nem sempre você está bem o suficiente para fazer isto, então, como você o conhece muito bem (acredito) deve saber de algo (além do sexo) que o deixe tranquilo, sossegado.
- Não fique cobrando perfeição dele. Homem odeia isso, faça o contrário, elogie. Creio que ele deve ter sim suas virtudes.
- E quando ele fizer algo que você odeia, como disse, seja firme, fale que não gosta, entregue a Deus, continue orando e jejuando.
- Procure ouvi-lo mais. Nós mulheres amamos falar, eu por exemplo amo, mas com meu esposo é o contrário, ele fala mais, ele desabafa mais, ele vem mais a mim para pedir conselhos, etc. Por isso é muito importante que você cultive isso, seja a melhor amiga dele, só ouvi-lo as vezes é um remédio para ele. Se ele confessar algum pecado, ore com ele, fale com muito amor e misericórdia o que a Bíblia diz a respeito, mas ore por ele em amor!
Deus é bom, e quer o bem para o seu casamento. Ele mais do
que ninguém deseja que você e seu conjugue desfrutem das bênçãos bíblicas no
casamento. Se você se dispor a melhorar a si mesma, como dizem por ai: “o
exemplo arrasta”, tenho fé, sem nenhuma sombra de dúvida que vocês serão mais compatíveis e felizes. Por que é isso o que nós buscamos dentro de um casamento, a felicidade
mútua, sabemos que as lutas vêm, mas esperamos como seres humanos ser feliz ao
lado da pessoa escolhida, apesar das dificuldades da vida.
Instagram: Blogueira do Rei
Postar um comentário
Pergunte, critique, elogie (honras e glórias a Deus). Deus lhe abençoe!